Arquivo mensais:fevereiro 2015

Renda-se à vitamina C

Se você não tem o hábito de incluir vitamina C no seu cardápio, é melhor amadurecer essa ideia e colocá-la em prática nas suas refeições. Os nutrientes encontrados nessa vitamina são fundamentais para um bom funcionamento do organismo e conferem muitos benefícios à saúde:

  • Diminui o envelhecimento da pele,
  • Reduz os sintomas das gripes e resfriados,
  • Combate o estresse,
  • Diminui o crescimento de tumores,
  • Evita doenças oftalmológicas,
  • Aumenta a absorção de ferro,
  • Protege contra baixa imunidade,
  • Combate as doenças cardiovasculares,
  • Reduz o risco de derrames

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Com tanto valor nutricional e ganhos para a saúde, você deve estar curioso para saber onde encontra a vitamina C. Os alimentos ricos dela são: laranja, pêssego, caju, goiaba, kiwi, mamão, melão, morango, tangerina, limão, agrião, brócolis, couve, pimentões verde, vermelho e amarelo, tomate e couve-flor. Mas, atenção, o ideal é consumi-los crus, pois o calor destrói grande parte dos nutrientes.

Como não somos capazes de produzir vitamina C, a dica é manter a regularidade no consumo. Faça uma tentativa, você vai se surpreender com os resultados.

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Sucos: copos de saúde

Quem nunca foi à feira e não se encantou com a variedade de cores, aromas e sabores que as frutas proporcionam? Os brasileiros são privilegiados e tem uma grande diversidade de árvores frutíferas em seu território.

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As frutas são consideradas grandes aliadas do corpo, porque são excelentes fontes de hidratação e de fornecimento de vitaminas e minerais, colaborando para o bom funcionamento do organismo. E o melhor, permitem várias combinações, fornecendo deliciosos sucos!

Um suco de frutas tem vitaminas e minerais que contribuem para o bom trabalho do sistema imunológico, auxiliam no crescimento, transporte de oxigênio, metabolismo de nutrientes e formação de substâncias importantes para o corpo. Também ajudam a regular o intestino, estabilizam o colesterol e glicemia no sangue, além de garantirem uma boa digestão.

Para uma alimentação saudável e balanceada, os nutricionistas da Alimex indicam o consumo diário de 3 a 5 porções de frutas frescas, seja no café da manhã, nos lanches, nas principais refeições e nas sobremesas, em sua forma natural ou inseridas como ingredientes nas preparações.
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Aqueles que se preocupam com as calorias podem ficar tranquilos. As frutas são alimentos de baixa densidade energética, ou seja, de baixo valor calórico e, quando misturadas com vegetais como couve, cenoura ou beterraba, aumentam o fornecimento de nutrientes antioxidantes, minerais com propriedade de detoxificação do fígado, melhorando o processo de perda de peso.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. É importante não exagerar na quantidade de açucares e adoçantes, para não diminuir o valor nutricional que as frutas oferecem, e evitar o consumo exagerado na hora da refeição, para não comprometer a digestão.

Aposte nos sucos de frutas naturais, eles reúnem vários nutrientes importantes para manutenção do  metabolismo, além de serem super saborosos!

Prepare-se para a folia com uma alimentação saudável

O Carnaval, uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros, está chegando e traz consigo uma série de recomendações especiais quando se trata de alimentação.

Para não perder nenhum momento da festa, as recomendações são:

    • Tomar um café da manhã reforçado;
    • Se for comer na rua, prefira alimentos mais leves e evite frituras; Observe as condições de higiene do estabelecimento.
    • Mantenha-se hidratado e não abuse do álcool;
    • Tenha barrinhas de cereais no bolso. Além de nutritivas, elas são fáceis de carregar;

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A ingestão de bebidas alcoólicas também merece atenção. O consumo deve ser moderado e procure sempre intercalar os drinks com água e alimentos leves.

Nos dias seguintes à festa, procure ingerir alimentos ricos em vitamina C, como limão e laranja. Eles agem como antioxidantes e auxiliam a reparar alguns danos causados pela folia. Recupere a energia do corpo com alimentos ricos em carboidratos. Nesse caso, prefira pães, cereais, bananas e uvas.

Para repor os principais nutrientes eliminados no suor, é necessário bastante descanso e uma refeição com alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras que podemos encontrar nos laticínios, carnes, verduras e frutas.

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E aí, pronto para cair na folia?

Não descuide da saúde, afinal o Carnaval é o abre-alas para as festas que ainda vão acontecer ao longo do ano. Portanto, para ter um melhor desempenho ao correr atrás dos trios e dos blocos de rua, o ideal e hidratar e alimentar-se de maneira leve e saudável.

Bom Carnaval!

Café da manhã: aliado de um bom dia de trabalho

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é? A afirmação que vem lá do tempo da vovó tem razão de ser. Cabe à primeira refeição do dia a função de repor as energias gastas durante o sono, além de reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal.

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É importante fornecer ao corpo, logo nas primeiras horas do dia, nutrientes que serão exigidos ao longo da maratona diária. Carboidratos provenientes de pães, o cálcio encontrado no leite e seus derivados, e as fibras presentes nos cereais são parte de uma alimentação balanceada que deve ser consumida assim que nos levantamos.

O café da manhã também ajuda a manter o equilíbrio nutricional e calórico do corpo. O resultado dessa combinação é a ativação do metabolismo e a melhoria do desempenho físico diário.

Nas unidades da Alimex, há um cardápio especial para suprir as necessidades dos funcionários pela manhã, garantindo que eles comecem o dia com os nutrientes adequados e mantenham a energia durante todo dia.

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A dica é: sempre comece o dia com um bom café da manhã. É a melhor forma de garantir disposição e cuidar da saúde. E nada de dizer que não tem tempo, apenas cinco minutos são suficientes para consumir a quantidade de nutrientes que serão necessários ao longo do dia.

Você higieniza corretamente seus alimentos?

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Algumas pessoas não sabem como fazer a limpeza correta de frutas, verduras, legumes, grãos e outros. A nutricionista da Alimex, Camila Ferreira, desenvolveu um manual de boas práticas contendo recomendações que fazem parte dos procedimentos realizados nas unidades da empresa. Eles podem ajudar a garantir alimentos limpos e seguros também na sua mesa.

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Confira algumas dicas:
– Faça a triagem dos legumes, verduras e frutas retirando as partes estragadas e depois lave-os em água potável;
– Lave os grãos em água corrente e dentro de um recipiente adequado para evitar o desperdício;
– Nunca lave carne, queijos e frios para não comprometer a propriedade nutritiva dos alimentos;
– Desinfete os alimentos em solução clorada (água sanitária/hipoclorito de sódio) por no máximo 15 minutos e com a medida de 1 colher para 1 litro de água. A Anvisa, porém, alerta que esse método deve ser utilizado apenas em casos que apresentem necessidade, pois “acabam sendo absorvidos de alguma forma e ficam resquícios em sua parte externa e sendo consumidos pelas pessoas”

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Vale a pena higienizar seus alimentos! Dessa forma, você elimina o risco de contaminações e garante uma refeição cada vez mais saborosa e saudável.