Lugar de mulher é na cozinha?

chef-por-um-dia

A sociedade intitula algumas atividades como sendo “coisas de mulher” e, mesmo com o passar do tempo, essa atitude parece ser imutável.  A frase de cunho machista que intitula nosso texto tem origem em meados do século passado e faz referência ao papel da mulher em cuidar da casa.

Por volta dos anos 60, alguns movimentos feministas tomou às ruas com o intuito de igualar os direitos entre homens e mulheres. Por mais que esses direitos ainda não sejam completamente iguais, muito se conquistou e podemos notar uma pequena diferença em relação ao assunto.

Quando o assunto é cozinha, estima-se que as mulheres tenham grande representatividade no cenário culinário, porém essa realidade ainda não é concreta. Parece até ironia, mas as mulheres que atuam como chefes de cozinha enfrentam uma série de preconceitos cotidianos para garantir o mesmo espaço que os homens na cozinha.

Alguns estudos apontam que o fato da mulher perder espaço nesse ramo é: “ Os instrumentos principais de trabalho – fogo e faca- sempre foram considerados perigosos de mais para o dito sexo frágil, com seu temperamento inconstante e imprevisível”. Apesar de lamentar a situação, não podemos ignorá-lo.

Por fim, fica o desejo de uma sociedade mais justa e igualitária e que, as mulheres que conseguem equilibrar o lado feminino com as tarefas domésticas e com os negócios, consigam ter o mesmo respeito, reconhecimento e visibilidade que os homens têm atualmente.

Nós, da Alimex, nos orgulhamos muito de ter todas as chefes de cozinha do sexo feminino. é um grande prazer trabalhar ao lado dessas guerreiras que dão um show dentro e fora da cozinha :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>