O simbolismo do chocolate na Páscoa

Ontem comemorou-se a Páscoa, celebração Cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. Realizamos uma pesquisa de alguns símbolos e descobrimos o seguinte:

Eventointerno2-pascoaO Coelho da Páscoa representa a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. O ovo é um universalmente conhecido como nascimento e criação e ganha o sentido de “uma nova vida”.

Sem muito simbolismo, o chocolate foi adotado como matéria-prima dos ovos presenteados por confeitarias francesas. Simbolismo ou não, temos que reconhecer que os ovos de Páscoa tem destaque mercadológico no Brasil e atraem boa parte da população e é sobre chocolate que vamos falar hoje J

Produzido a partir do cacau, o chocolate possui um teor energético alto, grande quantidade de gordura saturada e açucares. O Ministério da Saúde não recomenda o ingestão desse alimento. Mas, sabemos que a realidade é outra e que a população adora um chocolate!

Para os “chocólatras” a notícia é boa J  Alguns estudos confirmam que o esse alimento pode trazer benefícios à saúde. Os polifenóis e os flavenoides presentes possuem propriedades antioxidantes e, para tanto, proporcionam benefícios ao sistema cardiovascular. Isso indica redução da oxidação do mau colesterol, inibição da agregação plaquetária e diminuição da resposta inflamatória. Entretanto, assim como qualquer outro alimento, deve haver moderação em seu consumo.

É importante destacar que existem diferenças entre os tipos de chocolate em relação às substâncias que os compõem. O chocolate amargo, por exemplo, é o mais benéfico já o chocolate branco, que não é feito só de cacau, e sim da manteiga de cacau, é bastante prejudicial por ser rico em gordura e açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>